Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12111
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O uso brasileiro e francês do livro didático no ensino fundamental e médio – um estudo comparativo
Author(s)/Inventor(s): Zaudenone, Daniele de Souza
Advisor: Silva, Sérgio Luiz Baptista da
Abstract: Investiga o uso do livro didático de língua estrangeira. Trata-se de um estudo comparativo entre o emprego brasileiro e o francês deste recurso tão presente nas salas de aula. O trabalho faz um recorte das possíveis razões pelas quais se poderia explicar a aplicação do livro didático de forma mais concisa no Brasil – se comparado do seu uso na França. A organização da pesquisa se dá em duas seções sendo a primeira a maior e aquela na qual expõe-se a bibliografia distribuída em dois grandes tópicos: o histórico do uso do livro didático e também a problemática do letramento crítico. É nesta seção que são levantados os apontamentos, incentivos e desencorajamentos jurídicos a determinadas práticas no magistério. Junto a isto, um histórico da tradição docente também é abordado. A visão teórica é discorrida com aporte em diversos pensadores da educação, dentre eles Freire (1996), Pimenta (2002) e Rojo (2012). Já a segunda seção visa elucidar a bibliografia com relatos de experiências vividas no estágio obrigatório para licenciatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ainda as experiências do programa assistant de langue promovido pelo governo francês.
Keywords: Livro didático
Material didático
Ensino de língua estrangeira
Letramento
Língua portuguesa
Língua francesa
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Francês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DSZaudenone.pdf353,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.