Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12139
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Um breve diálogo entre teoria queer e direito: uma análise do caso do pai grávido à luz das garantias enquanto atos performativos
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Iana Gonçalves
Tutor: Quintans, Mariana Trotta Dallalana
Resumen: O presente trabalho busca fazer uma breve análise sobre um segmento específico da interação entre teoria queer e suas realidades fáticas e o campo do Direito. O caso escolhido para a reflexão faz parte da tradição da common law e se trata de uma decisão que impede que um homem trans de que deu a luz seja reconhecido enquanto pai da criança, determinando-o a ser entendido enquanto mãe da mesma. A decisão é analisada não apenas frente a tratados internacionais de Direitos Humanos firmados pelo país onde ela se dá mas também pelo conceito de Direito enquanto ato performativo: o Direito não regula o gênero apenas, ele também o constrói. Neste trabalho a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e a pesquisa documental.
Materia: Teoria Queer
Transfobia
Homens Trans
Direito
Parentalidade
Queer Theory
Transphobia
Trans Men
Law
Parenting
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SOARES, Iana Gonçalves. Um breve diálogo entre teoria queer e direito: uma análise do caso do pai grávido à luz das garantias enquanto atos performativos. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
IGSoares.pdf485.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.