Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12206
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A influência da atuação dos vendedores no processo de compra e tomada de decisão dos clientes de lojas de materiais esportivos
Author(s)/Inventor(s): Souza, Fernando Lisbôa de
Advisor: Bittencourt, Renato Nunes
Abstract: O presente trabalho apresenta um estudo feito com vendedores e consumidores de lojas de material esportivo, situadas em dois grandes shoppings de botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, com fins de identificar a possível influência que há na atuação do vendedor no processo de tomada de decisão e compra dos consumidores. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica, buscando conceitos relativos a pontos cruciais do processo de compra dos consumidores e fatores influenciadores. Entrevistas semiestruturadas com vendedores e consumidores, buscando enxergar o ponto de vista de ambos no processo. Além de observações feitas em campo. A conclusão da pesquisa nos mostra que há uma influência direta da atuação dos vendedores em relação ao processo de compra dos consumidores, evidenciando a necessidade constante de renovação e treinamento dos métodos de atendimento, buscando qualidade e satisfação dos clientes, que ainda se sentem insatisfeitos em algumas situações vividas em experiências de compra dentro das lojas.
Keywords: Comportamento do consumidor
Atendimento ao cliente
Tomada de decisão
Decisão de compra
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLSouza.pdf316.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.