Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12206
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A influência da atuação dos vendedores no processo de compra e tomada de decisão dos clientes de lojas de materiais esportivos
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Fernando Lisbôa de
Orientador: Bittencourt, Renato Nunes
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo feito com vendedores e consumidores de lojas de material esportivo, situadas em dois grandes shoppings de botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, com fins de identificar a possível influência que há na atuação do vendedor no processo de tomada de decisão e compra dos consumidores. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica, buscando conceitos relativos a pontos cruciais do processo de compra dos consumidores e fatores influenciadores. Entrevistas semiestruturadas com vendedores e consumidores, buscando enxergar o ponto de vista de ambos no processo. Além de observações feitas em campo. A conclusão da pesquisa nos mostra que há uma influência direta da atuação dos vendedores em relação ao processo de compra dos consumidores, evidenciando a necessidade constante de renovação e treinamento dos métodos de atendimento, buscando qualidade e satisfação dos clientes, que ainda se sentem insatisfeitos em algumas situações vividas em experiências de compra dentro das lojas.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Atendimento ao cliente
Tomada de decisão
Decisão de compra
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLSouza.pdf316.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.