Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12216
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção
Autor(es)/Inventor(es): Hirose, Cinthia Sayuri Ota
Tutor: Afonso, Rita de Cassia Monteiro
Resumen: A Zara Brasil é uma líder varejista no mercado brasileiro há vinte anos. A marca se destacou como pioneira na produção de moda rápida, conhecida como fast fashion, e também apresentou um dos mais conhecidos casos de escravidão contemporânea no país. Um acontecimento de tamanha gravidade é capaz de levar uma empresa às ruínas, mas não foi esse o caso. O objetivo principal do estudo em questão é identificar as motivações para o consumo na Zara Brasil, procurando entender o que leva as clientes a optarem pela marca mesmo conhecendo as práticas insustentáveis da empresa. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica que forneceu embasamento para as discussões sobre o desenvolvimento sustentável e o consumo de produtos conscientes, o modelo fast fashion e suas implicações para o planeta, e para discorrer sobre diferentes abordagens sobre motivações de consumo. O histórico da Zara, os detalhes sobre as descobertas de trabalho análogo ao de escravo na produção da marca, assim como as penalizações aplicadas e as atuais condições para o trabalhador foram abordados para proporcionar contextualização necessária para a realização das entrevistas. A população selecionada foi de mulheres consumidoras da Zara Brasil de um centro comercial localizado no Rio de Janeiro que tinham conhecimento prévio das práticas insustentáveis da marca. Os depoimentos foram gravados, transcritos e analisados sob a técnica de análise de conteúdo, observando-se a frequência de opiniões comuns entre participantes, destacando os trechos mais expressivos e associando-nos aos referenciais teóricos estudados.
Materia: Consumo consciente
Fast fashion
Zara Brasil
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jun-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CSOHirose.pdf283.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.