Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12216
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Que mal faz essa blusinha? A motivação do consumo na Zara Brasil sabendo dos males gerados com a produção
Autor(es)/Inventor(es): Hirose, Cinthia Sayuri Ota
Orientador: Afonso, Rita de Cassia Monteiro
Resumo: A Zara Brasil é uma líder varejista no mercado brasileiro há vinte anos. A marca se destacou como pioneira na produção de moda rápida, conhecida como fast fashion, e também apresentou um dos mais conhecidos casos de escravidão contemporânea no país. Um acontecimento de tamanha gravidade é capaz de levar uma empresa às ruínas, mas não foi esse o caso. O objetivo principal do estudo em questão é identificar as motivações para o consumo na Zara Brasil, procurando entender o que leva as clientes a optarem pela marca mesmo conhecendo as práticas insustentáveis da empresa. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica que forneceu embasamento para as discussões sobre o desenvolvimento sustentável e o consumo de produtos conscientes, o modelo fast fashion e suas implicações para o planeta, e para discorrer sobre diferentes abordagens sobre motivações de consumo. O histórico da Zara, os detalhes sobre as descobertas de trabalho análogo ao de escravo na produção da marca, assim como as penalizações aplicadas e as atuais condições para o trabalhador foram abordados para proporcionar contextualização necessária para a realização das entrevistas. A população selecionada foi de mulheres consumidoras da Zara Brasil de um centro comercial localizado no Rio de Janeiro que tinham conhecimento prévio das práticas insustentáveis da marca. Os depoimentos foram gravados, transcritos e analisados sob a técnica de análise de conteúdo, observando-se a frequência de opiniões comuns entre participantes, destacando os trechos mais expressivos e associando-nos aos referenciais teóricos estudados.
Palavras-chave: Consumo consciente
Fast fashion
Zara Brasil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSOHirose.pdf283.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.