Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12231
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Alessandra Fontes Carvalho da Rocha Kuklinski | - |
dc.contributor.author | Régis, Raíssa Vitória de Farias | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-12T22:56:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:20Z | - |
dc.date.issued | 2020-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12231 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | A poesia ao meu redor: o diálogo entre a produção poética da Baixada Fluminense e as aulas do sexto ano | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2082271412433023 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Nascimento, Débora Ventura Klayn | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8931676960688601 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho foi desenvolvido a partir de um projeto feito enquanto eu atuava como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola da rede municipal de Duque de Caxias, em uma turma de sexto ano. O projeto, feito originalmente junto a outro bolsista do Programa, buscou incentivar a leitura de textos poéticos tanto pertencentes aos cânones literários quanto contemporâneos da Baixada Fluminense, além de valorizar a expressão da criatividade discente através da produção textual. O trabalho busca descrever e analisar essas práticas desenvolvidas com a turma. Para isso, ao ser introduzido um novo gênero textual aos alunos, – o poema – foi utilizado o conceito de Leitura literária segundo Rezende (2013), além de uma abordagem sociointeracional segundo Antunes (2003) durante as atividades de leitura e escrita poética. A fim de se compreender a relevância das produções textuais no processo de letramento literário do aluno, Buarque (2013) foi utilizado para visualizarmos como o ensino de poesia ajuda na construção de autoria. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RVFRegis.pdf | 3.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.