Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12231
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A poesia ao meu redor: o diálogo entre a produção poética da Baixada Fluminense e as aulas do sexto ano
Autor(es)/Inventor(es): Régis, Raíssa Vitória de Farias
Orientador: Pereira, Alessandra Fontes Carvalho da Rocha Kuklinski
Coorientador: Nascimento, Débora Ventura Klayn
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido a partir de um projeto feito enquanto eu atuava como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola da rede municipal de Duque de Caxias, em uma turma de sexto ano. O projeto, feito originalmente junto a outro bolsista do Programa, buscou incentivar a leitura de textos poéticos tanto pertencentes aos cânones literários quanto contemporâneos da Baixada Fluminense, além de valorizar a expressão da criatividade discente através da produção textual. O trabalho busca descrever e analisar essas práticas desenvolvidas com a turma. Para isso, ao ser introduzido um novo gênero textual aos alunos, – o poema – foi utilizado o conceito de Leitura literária segundo Rezende (2013), além de uma abordagem sociointeracional segundo Antunes (2003) durante as atividades de leitura e escrita poética. A fim de se compreender a relevância das produções textuais no processo de letramento literário do aluno, Buarque (2013) foi utilizado para visualizarmos como o ensino de poesia ajuda na construção de autoria.
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Formação de professores
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RVFRegis.pdf3.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.