Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12231
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A poesia ao meu redor: o diálogo entre a produção poética da Baixada Fluminense e as aulas do sexto ano
Autor(es)/Inventor(es): Régis, Raíssa Vitória de Farias
Tutor: Pereira, Alessandra Fontes Carvalho da Rocha Kuklinski
Tutor : Nascimento, Débora Ventura Klayn
Resumen: Este trabalho foi desenvolvido a partir de um projeto feito enquanto eu atuava como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola da rede municipal de Duque de Caxias, em uma turma de sexto ano. O projeto, feito originalmente junto a outro bolsista do Programa, buscou incentivar a leitura de textos poéticos tanto pertencentes aos cânones literários quanto contemporâneos da Baixada Fluminense, além de valorizar a expressão da criatividade discente através da produção textual. O trabalho busca descrever e analisar essas práticas desenvolvidas com a turma. Para isso, ao ser introduzido um novo gênero textual aos alunos, – o poema – foi utilizado o conceito de Leitura literária segundo Rezende (2013), além de uma abordagem sociointeracional segundo Antunes (2003) durante as atividades de leitura e escrita poética. A fim de se compreender a relevância das produções textuais no processo de letramento literário do aluno, Buarque (2013) foi utilizado para visualizarmos como o ensino de poesia ajuda na construção de autoria.
Materia: Leitura
Escrita
Formação de professores
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Literaturas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RVFRegis.pdf3.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.