Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12244
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Letramentos digitais: a formação do leitor/escritor digital através do gênero fanfiction |
Autor(es)/Inventor(es): | Xavier, Natanaeli Malito Lima |
Tutor: | Scheffel, Marcos Vinícius |
Resumen: | O presente trabalho faz uma reflexão sobre as possibilidades de trabalho com gêneros alternativos a que a escola oferece, debatendo sobre o que os estudantes produzem fora da sala de aula. Para isso partiremos do gênero fanfiction, escrita que se tornou bastante popular nos últimos anos, mas cuja origem é ainda mais antiga do que se imagina. Jovens e adolescentes se reúnem em plataformas online, como Wattpad e Spirit fanfics, para compartilhar suas histórias baseadas em ficções já existentes, sejam elas famosas ou não. Abordaremos o gênero a partir do ponto de vista social, com base em autores como Daniel Cassany (2010) e Roxane Rojo (2009). Apontar as vantagens de se trazer esse estudo para a sala de aula, em como isso pode aproximar o estudante das aulas de português-literaturas de forma agradável. Em apontar também essa prática como útil e valorizada na escola, e como esse gênero serve como ponte entre pessoas com a mesma paixão. |
Materia: | Ficção Fãs Escrita Letramento digital |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2020 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
NMLXavier.pdf | 839.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.