Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12244
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Letramentos digitais: a formação do leitor/escritor digital através do gênero fanfiction
Autor(es)/Inventor(es): Xavier, Natanaeli Malito Lima
Orientador: Scheffel, Marcos Vinícius
Resumo: O presente trabalho faz uma reflexão sobre as possibilidades de trabalho com gêneros alternativos a que a escola oferece, debatendo sobre o que os estudantes produzem fora da sala de aula. Para isso partiremos do gênero fanfiction, escrita que se tornou bastante popular nos últimos anos, mas cuja origem é ainda mais antiga do que se imagina. Jovens e adolescentes se reúnem em plataformas online, como Wattpad e Spirit fanfics, para compartilhar suas histórias baseadas em ficções já existentes, sejam elas famosas ou não. Abordaremos o gênero a partir do ponto de vista social, com base em autores como Daniel Cassany (2010) e Roxane Rojo (2009). Apontar as vantagens de se trazer esse estudo para a sala de aula, em como isso pode aproximar o estudante das aulas de português-literaturas de forma agradável. Em apontar também essa prática como útil e valorizada na escola, e como esse gênero serve como ponte entre pessoas com a mesma paixão.
Palavras-chave: Ficção
Fãs
Escrita
Letramento digital
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NMLXavier.pdf839.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.