Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12244
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Letramentos digitais: a formação do leitor/escritor digital através do gênero fanfiction |
Autor(es)/Inventor(es): | Xavier, Natanaeli Malito Lima |
Orientador: | Scheffel, Marcos Vinícius |
Resumo: | O presente trabalho faz uma reflexão sobre as possibilidades de trabalho com gêneros alternativos a que a escola oferece, debatendo sobre o que os estudantes produzem fora da sala de aula. Para isso partiremos do gênero fanfiction, escrita que se tornou bastante popular nos últimos anos, mas cuja origem é ainda mais antiga do que se imagina. Jovens e adolescentes se reúnem em plataformas online, como Wattpad e Spirit fanfics, para compartilhar suas histórias baseadas em ficções já existentes, sejam elas famosas ou não. Abordaremos o gênero a partir do ponto de vista social, com base em autores como Daniel Cassany (2010) e Roxane Rojo (2009). Apontar as vantagens de se trazer esse estudo para a sala de aula, em como isso pode aproximar o estudante das aulas de português-literaturas de forma agradável. Em apontar também essa prática como útil e valorizada na escola, e como esse gênero serve como ponte entre pessoas com a mesma paixão. |
Palavras-chave: | Ficção Fãs Escrita Letramento digital |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2020 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NMLXavier.pdf | 839.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.