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http://hdl.handle.net/11422/12263
Especie: | Dissertação |
Título : | Potencial de mitigação das emissões de CO2 do transporte marítimo internacional : uma análise baseada em cenários para o caso dos navios-tanque de petróleo bruto |
Autor(es)/Inventor(es): | Casseres, Eduardo Miranda Müller Drumond |
Tutor: | Szklo, Alexandre Salem |
Tutor : | Schaeffer, Roberto |
Resumen: | Apesar de contribuir de maneira significativa para as emissões de gases de efeito estufa, o transporte marítimo internacional não foi incluído no Acordo de Paris (2015), nova referência das Nações Unidas no âmbito do combate às mudanças climáticas. Caso permaneça sem uma estratégia de mitigação bem definida, o setor, que hoje responde por 2,5% do CO2eq emitido mundialmente, pode ver suas emissões crescerem mais de 200% até 2050, comprometendo o alcance das metas globais estabelecidas na COP-21. Existe, no entanto, um vasto potencial de mitigação das emissões de CO2 fóssil no setor marítimo, que envolve tanto medidas incrementais, a exemplo da prática de slow steaming, como mudanças estruturais, tais como a transição para combustíveis de baixo teor de carbono. Neste trabalho, avalia-se esse potencial para o caso específico dos navios-tanque de petróleo bruto, que constituem, sob os pontos de vista econômico e energético, uma das mais relevantes categorias do transporte marítimo internacional. Para tanto, recorre-se a uma modelagem bottom-up da movimentação de óleo cru nas principais rotas interregionais associadas à commodity, a partir da qual se desenvolvem sete cenários de consumo de combustíveis e emissões de CO2. No cenário de referência (C1), as emissões passam de 87 MtCO2/ano em 2015 para 95 MtCO2/ano em 2040, com 2,41 GtCO2 acumuladas ao longo do período. Já no cenário de alta mitigação (C7), o CO2 emitido anualmente em 2040 é igual a 43 MtCO2, 55% menor do que no cenário de referência. A redução correspondente nas emissões acumuladas é de 39%. |
Resumen: | Despite being a major contributor to greenhouse gases emissions, international shipping was left out of the Paris Agreement (2015), which is United Nations’ new guideline within the fight against climate change. In the absence of a clear mitigation strategy, the sector’s emissions, which currently account for 2,5% of global CO2eq, may undergo an increase of over 200% until 2050, jeopardizing the achievement of the goals set at COP-21. There is, however, a vast potential for mitigation of fossil CO2 emissions in the maritime sector, which cover both incremental changes, such as slow steaming, and structural changes, e.g., transition to low-carbon fuels. In this work, this potential is evaluated for the specific case of crude oil tankers, which constitute, from an economic and energy point of view, one of the most important categories of international maritime transport. For this purpose, we perform a bottom-up modelling of the main crude petroleum trade routes, from which seven fuel consumption and CO2 emissions scenarios are derived. In the reference scenario (C1), emissions increase from 87 MtCO2 per year in 2015 to 95 MtCO2 per year in 2040, with 2,41 GtCO2 accumulated over the period. In the high-mitigation scenario (C7), 43 MtCO2 are emitted annually in 2040. This value is 55% lower than the annual emissions of the baseline scenario in the same year. The corresponding reduction in cumulative emissions is 39%. |
Materia: | Transporte marítimo internacional Emissões de CO2 |
Materia CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Planejamento Energético |
Unidade de producción: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | feb-2018 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Planejamento Energético |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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