Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12264
Tipo: Dissertação
Título: Oportunidades e desafios para a implantação de mini refinarias de petróleo como alternativa de suprimento da demanda futura de combustíveis no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Silvério, Carlos Augusto Noronha.
Orientador: Szklo, Alexandre Salem
Resumo: Com a perspectiva de retomada da trajetória de crescimento da economia brasileira, as projeções para a demanda de combustíveis derivados de petróleo no país apontam para um forte crescimento nessa demanda e aumento do déficit da oferta interna no longo prazo. A estrutura logística de distribuição e o parque de refino brasileiro atendem grande parte da demanda atual, entretanto, a retração dos preços do petróleo e a nova política de preços da Petrobras acompanhando o mercado internacional criaram condições favoráveis à importação de combustíveis por novos players. A tentativa de aumentar a oferta interna por meio de megaprojetos de refino não obteve o sucesso esperado, confirmando uma estatística mundial relacionada a esse tipo de empreendimento. Nesse contexto, a presente dissertação propõe a implantação de mini refinarias como alternativa para aumento da oferta interna de combustíveis, avaliando duas possíveis configurações em termos de sua viabilidade econômica, competitividade e exposição a riscos técnicos, de mercado e relacionados ao gerenciamento do projeto durante seu ciclo de vida. Os resultados apontam para um projeto de mais rápida implementação e menor exposição a riscos, principalmente na etapa de execução. Por outro lado, a mini refinaria é mais sensível a variações de condições de mercado e fatores relacionados a deseconomia de escala na medida em que sua capacidade de processamento de petróleo é reduzida.
Resumo: Along with the perspective of recovery of Brazilian economy, projections for petroleum-derived fuels demand move towards a strong growth and increase of internal supply deficits in long term. Distribution logistics structure and Brazilian refining capacity meets most of current demand. However, petroleum prices shrinkage and new Petrobras politics on product prices following international market trends granted favorable conditions to fuel importations through new players. Attempt for increasing internal supply by means of refining megaprojects does not succeed, following worldwide statistics related to this issue. Therefore, the current dissertation proposes the implementation of mini refineries as option to increase internal demand of fuels, appraising two possible configurations according to economic feasibility, competitiveness and exposure to technical, market and project management related risks through its life cycle. Results indicate a faster implementation and minor risk exposure mostly during execution phase. In the other hand, mini refineries are more sensible to variations on market conditions and scale diseconomy related issues as petroleum processing capacity is reduced.
Palavras-chave: Mini refinarias de petróleo
Megaprojetos
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Programa: Programa de Pós-graduação em Planejamento Energético
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Planejamento Energético

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarlosAugustoNoronhaSilverio-min.pdf2.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.