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dc.contributor.advisorAfonso, Rita de Cassia Monteiro-
dc.contributor.authorRodrigues, Aline Coimbra-
dc.date.accessioned2020-05-25T21:58:23Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:07Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12304-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleConsumo consciente: um estudo com os estudantes e professores do curso de administração da UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0953835537107990pt_BR
dc.description.resumoDe acordo com Dias (2007), os primeiros indícios de reflexões sustentáveis ocorreram no final do século XX. As questões ambientais, naquela época, fomentavam discussões que englobavam diversos âmbitos da sociedade, desde o econômico (produção), o social, até o modo de vida da população. O capítulo 4 da Agenda 21 Global, assinada na Rio 92, menciona os padrões insustentáveis de consumo e produção como as principais causas da deterioração ininterrupta do meio ambiente mundial. As pesquisas mais atuais sobre o tema, demonstram que essas questões ainda são um problema no mundo inteiro e têm se intensificado no século XXI. O fator determinante a ser enfrentado e que pode ser a solução para o problema é a modificação do comportamento e das atitudes da sociedade atual, que deve assumir um estilo de vida adepto do consumo consciente (DIAS, 2007). Dentro desse contexto, esta pesquisa buscou definir o perfil de consumo dos estudantes e professores do curso de Administração da UFRJ. Como forma de embasar o estudo, foram pesquisadas as produções mais relevantes sobre consumo e consumo sustentável no Brasil e no mundo. Foram aplicados dois questionários, um para os alunos e outro para os professores, baseados no Teste de Consumo Consciente do Instituto AKATU, com a finalidade de analisar quantitativamente o nível de consumo dos respondentes e relacioná-lo com o nível de consumo dos brasileiros, conforme exposto na pesquisa realizada pelo Instituto AKATU em 2018, intitulada de “Panorama do consumo consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações”. A partir da análise dos dados foi possível identificar a predominância do perfil Engajado entre os professores do curso e do perfil Iniciante entre os alunos, o que demonstra uma necessidade da inserção de debates, promoção de ações de cunho conscientizador e oferta de disciplinas que tratem da temática do consumo consciente no meio acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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