Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12304
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Consumo consciente: um estudo com os estudantes e professores do curso de administração da UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, Aline Coimbra
Orientador: Afonso, Rita de Cassia Monteiro
Resumo: De acordo com Dias (2007), os primeiros indícios de reflexões sustentáveis ocorreram no final do século XX. As questões ambientais, naquela época, fomentavam discussões que englobavam diversos âmbitos da sociedade, desde o econômico (produção), o social, até o modo de vida da população. O capítulo 4 da Agenda 21 Global, assinada na Rio 92, menciona os padrões insustentáveis de consumo e produção como as principais causas da deterioração ininterrupta do meio ambiente mundial. As pesquisas mais atuais sobre o tema, demonstram que essas questões ainda são um problema no mundo inteiro e têm se intensificado no século XXI. O fator determinante a ser enfrentado e que pode ser a solução para o problema é a modificação do comportamento e das atitudes da sociedade atual, que deve assumir um estilo de vida adepto do consumo consciente (DIAS, 2007). Dentro desse contexto, esta pesquisa buscou definir o perfil de consumo dos estudantes e professores do curso de Administração da UFRJ. Como forma de embasar o estudo, foram pesquisadas as produções mais relevantes sobre consumo e consumo sustentável no Brasil e no mundo. Foram aplicados dois questionários, um para os alunos e outro para os professores, baseados no Teste de Consumo Consciente do Instituto AKATU, com a finalidade de analisar quantitativamente o nível de consumo dos respondentes e relacioná-lo com o nível de consumo dos brasileiros, conforme exposto na pesquisa realizada pelo Instituto AKATU em 2018, intitulada de “Panorama do consumo consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações”. A partir da análise dos dados foi possível identificar a predominância do perfil Engajado entre os professores do curso e do perfil Iniciante entre os alunos, o que demonstra uma necessidade da inserção de debates, promoção de ações de cunho conscientizador e oferta de disciplinas que tratem da temática do consumo consciente no meio acadêmico.
Palavras-chave: Consumidor
Sustentabilidade
Administração
Estudo de caso
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACRodrigues.pdf356.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.