Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12304
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Consumo consciente: um estudo com os estudantes e professores do curso de administração da UFRJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Rodrigues, Aline Coimbra |
Tutor: | Afonso, Rita de Cassia Monteiro |
Resumen: | De acordo com Dias (2007), os primeiros indícios de reflexões sustentáveis ocorreram no final do século XX. As questões ambientais, naquela época, fomentavam discussões que englobavam diversos âmbitos da sociedade, desde o econômico (produção), o social, até o modo de vida da população. O capítulo 4 da Agenda 21 Global, assinada na Rio 92, menciona os padrões insustentáveis de consumo e produção como as principais causas da deterioração ininterrupta do meio ambiente mundial. As pesquisas mais atuais sobre o tema, demonstram que essas questões ainda são um problema no mundo inteiro e têm se intensificado no século XXI. O fator determinante a ser enfrentado e que pode ser a solução para o problema é a modificação do comportamento e das atitudes da sociedade atual, que deve assumir um estilo de vida adepto do consumo consciente (DIAS, 2007). Dentro desse contexto, esta pesquisa buscou definir o perfil de consumo dos estudantes e professores do curso de Administração da UFRJ. Como forma de embasar o estudo, foram pesquisadas as produções mais relevantes sobre consumo e consumo sustentável no Brasil e no mundo. Foram aplicados dois questionários, um para os alunos e outro para os professores, baseados no Teste de Consumo Consciente do Instituto AKATU, com a finalidade de analisar quantitativamente o nível de consumo dos respondentes e relacioná-lo com o nível de consumo dos brasileiros, conforme exposto na pesquisa realizada pelo Instituto AKATU em 2018, intitulada de “Panorama do consumo consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações”. A partir da análise dos dados foi possível identificar a predominância do perfil Engajado entre os professores do curso e do perfil Iniciante entre os alunos, o que demonstra uma necessidade da inserção de debates, promoção de ações de cunho conscientizador e oferta de disciplinas que tratem da temática do consumo consciente no meio acadêmico. |
Materia: | Consumidor Sustentabilidade Administração Estudo de caso |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2019 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACRodrigues.pdf | 356.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.