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dc.contributor.advisorRefkalefsky, Eduardo-
dc.contributor.authorFrid, Marina de Castro-
dc.date.accessioned2017-01-09T16:25:45Z-
dc.date.available2017-01-11T03:00:20Z-
dc.date.issued2007-11-22-
dc.identifier.citationFRID, Marina de Castro. Branding nos esportes: uma análise sobre a marca dos Jogos Olímpicos. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1232-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos olimpicospt_BR
dc.subjectBrandingpt_BR
dc.subjectIndústria esportivapt_BR
dc.subjectMarketing mixpt_BR
dc.titleBranding nos esportes: uma análise sobre a marca dos Jogos Olímpicospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Sebastião Amoêdo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9348394251309785pt_BR
dc.contributor.referee2Abreu, Ediana-
dc.contributor.referee3Cardoso, Monica Machado-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184pt_BR
dc.description.resumoAnalisa a associação entre marcas e esportes. Embora notável o crescimento do esporte como negócio, muitos líderes empresariais ainda são reticentes sobre como lidar com um produto tão versátil. O esporte tem papel distinto na história de cada país, porém tem enorme capacidade de mobilizar pessoas das mais diversas origens. Por isso, ao mesmo tempo em que há espaço para crescer a indústria esportiva, podem prosperar aquelas empresas hábeis em integrar o esporte às suas estratégias. Os Jogos Olímpicos representam um caso interessante sobre o potencial e os riscos da parceria entre marcas de diversos segmentos para realização de um grande evento esportivo. Na década de 80, o Comitê Olímpico Internacional precisou recorrer a práticas de marketing e branding (i.e. gestão de marcas) para superar uma crise que ameaçou a viabilidade dos Jogos. Depois de aplicadas as mudanças, ser associado à marca das Olimpíadas significa um investimento milionário que muitas organizações almejam efetuar. O estudo aborda, portanto, o esporte como ferramenta para agregar valor a marcas, assim como o branding de marcas esportivas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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