Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12331
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Marketing social como promotor da causa de proteção de animais domésticos: influência sobre o voluntariado jovem da cidade do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Sampaio, Maria Ana Dias
Advisor: Ferreira, Daniela Abrantes
Abstract: Esta pesquisa possui como objetivo compreender a influência do marketing social sobre o voluntariado jovem que atua em OSCs de proteção aos animais domésticos da cidade do Rio de Janeiro, buscando mapear o que levou esses jovens a fazer parte do voluntariado e a percepção do voluntariado acerca da divulgação realizada pelas OSCs. Esta pesquisa possui como principais conceitos o Ativismo pela causa de proteção animal, Organizações da Sociedade Civil de proteção animal, Marketing Social e Voluntariado. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, para que os entrevistados falassem livremente sobre o tema. Foram entrevistados 16 voluntários de 4 ONGs de proteção animal da cidade do Rio de Janeiro, entre 18 e 27 anos. Para a análise das informações, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que o marketing social foi um fator decisivo para a tomada de decisão desses jovens. Os resultados indicam, também, que os voluntários preferem OSCs que sejam transparentes, verdadeiras em suas publicações e que conscientizem seus seguidores acerca da causa de proteção animal.
Keywords: Marketing Social
Causa de Proteção Animal
Voluntariado
Organizações da Sociedade Civil (OSCs)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MADSampaio.pdf182,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.