Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12336
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Influência do banho eletrolítico na camada de galvanização formada sobre aço carbono e sua resistência à corrosão
Autor(es)/Inventor(es): Rodine, Caroline Côrtes
Orientador: Brasil, Simone Louise Delarue Cezar
Coorientador: Carvalho, Ladimir José de
Resumo: A obtenção de zinco por meio de lixiviação de sucata de aço galvanizado vem sendo estudada como uma alternativa à mineração. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência da proteção contra corrosão de camada de galvanização obtida por diferentes métodos de deposição em aço carbono. Para tal, foram comparadas amostras de aço carbono revestidas pelo processo industrial de imersão a quente e pelo processo de eletrodeposição a partir de diferentes banhos eletrolíticos contendo zinco, sendo esse último realizado em laboratório. Foram feitas imersões em dois banhos: lixiviado ácido, obtido de sucata de aço galvanizado industrial, e solução de zinco, simulando banho industrial sem aditivos. As superfícies eletrodepósitos foram analisadas por microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia de energia dispersiva (EDS). Foi feito um ensaio adaptado de imersão-emersão (ciclos de imersão e secagem) com todas as amostras em soluções de eletrólitos simulando condições de exposição a diferentes ambientes: salino, industrial e rural. A eficiência de proteção dos revestimentos foi avaliada através da microscopia óptica e por métodos eletroquímicos. A uniformidade dos revestimentos foi comparada através de ensaios de imersão em solução saturada de sulfato de cobre. As amostras de aço galvanizado por imersão a quente apresentaram melhor resistência à corrosão do que as demais. Através do presente estudo foi possível observar que o uso de lixiviado de sucata de aço galvanizado como banho eletrolítico no processo de eletrodeposição pode ser visto como uma promissora aplicação, substituindo o banho eletrolítico industrial.
Palavras-chave: Corrosão
Eletrodeposição
Tratamento de superfícies
Zinco
Aço carbono
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA::COMPOSTOS ORGANO-METALICOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCRadine.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.