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dc.contributor.advisorSantos, Mônica Pereira dos-
dc.contributor.authorFernandes, Luciana Teixeira-
dc.date.accessioned2020-06-03T18:21:15Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:11Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.citationFERNANDES, Luciana Teixeira. As mídias como um recurso didático em inclusão em educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12342-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectMeios de comunicação de massapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleAs mídias como um recurso didático em inclusão em educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho observa as mídias e a novas tecnologias como um recurso didático para se trabalhar a inclusão em educação nas escolas. Tem o propósito de explicitar a partir da Base Nacional Comum Curricular e, principalmente, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Temas Transversais (Ética, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual) a forma como esses documentos que regem a educação de nosso país atualmente propõem as mídias e as novas tecnologias nas escolas voltados para a temática da inclusão. As metodologias utilizadas foi a pesquisa e análise documental e a pesquisa bibliográfica, dentre as quais, me atentei a BNCC e os PCN’s de Temas Transversais e o livro disponibilizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro a professores. Utilizei o livro de POCHO (2012), para explicitar as mídias como um bom recurso de apoio didático nas escolas. Pode-se perceber que a inclusão proposta por BOOTH e AINSCOW (2011) é de suma importância, pois tal material possibilita que a escola promova a seus alunos em situação de exclusão meios que proporcionam a participação dos mesmos através de três eixos: Culturas, Políticas e Práticas de inclusão. Por isso, pensar em recursos que desenvolvam nas escolas uma reflexão acerca de situações de exclusão que ocorram é muito importante, como também que o professor se utilize de recursos midiáticos e de novas tecnologias, pois estas possuem uma maior influência na vida das crianças, entre eles os jornais, os rádio, os filmes e a televisão. Cheguei a conclusão, de acordo, com esses autores que as mídias e as novas tecnologias possibilitam aos professores uma aula mais dinâmicas e reflexivas sobre os assuntos trabalhados na inclusão em educação, porém, poderei acrescentar futuramente em outro texto o trabalho que a internet pode proporcionar ao tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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