Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12342
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | As mídias como um recurso didático em inclusão em educação |
Autor(es)/Inventor(es): | Fernandes, Luciana Teixeira |
Tutor: | Santos, Mônica Pereira dos |
Resumen: | Este trabalho observa as mídias e a novas tecnologias como um recurso didático para se trabalhar a inclusão em educação nas escolas. Tem o propósito de explicitar a partir da Base Nacional Comum Curricular e, principalmente, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Temas Transversais (Ética, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual) a forma como esses documentos que regem a educação de nosso país atualmente propõem as mídias e as novas tecnologias nas escolas voltados para a temática da inclusão. As metodologias utilizadas foi a pesquisa e análise documental e a pesquisa bibliográfica, dentre as quais, me atentei a BNCC e os PCN’s de Temas Transversais e o livro disponibilizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro a professores. Utilizei o livro de POCHO (2012), para explicitar as mídias como um bom recurso de apoio didático nas escolas. Pode-se perceber que a inclusão proposta por BOOTH e AINSCOW (2011) é de suma importância, pois tal material possibilita que a escola promova a seus alunos em situação de exclusão meios que proporcionam a participação dos mesmos através de três eixos: Culturas, Políticas e Práticas de inclusão. Por isso, pensar em recursos que desenvolvam nas escolas uma reflexão acerca de situações de exclusão que ocorram é muito importante, como também que o professor se utilize de recursos midiáticos e de novas tecnologias, pois estas possuem uma maior influência na vida das crianças, entre eles os jornais, os rádio, os filmes e a televisão. Cheguei a conclusão, de acordo, com esses autores que as mídias e as novas tecnologias possibilitam aos professores uma aula mais dinâmicas e reflexivas sobre os assuntos trabalhados na inclusão em educação, porém, poderei acrescentar futuramente em outro texto o trabalho que a internet pode proporcionar ao tema. |
Materia: | Educação inclusiva Meios de comunicação de massa Currículo Prática de ensino |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | mar-2018 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | FERNANDES, Luciana Teixeira. As mídias como um recurso didático em inclusão em educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LFernandes.pdf | 326.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.