Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12342
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As mídias como um recurso didático em inclusão em educação
Autor(es)/Inventor(es): Fernandes, Luciana Teixeira
Orientador: Santos, Mônica Pereira dos
Resumo: Este trabalho observa as mídias e a novas tecnologias como um recurso didático para se trabalhar a inclusão em educação nas escolas. Tem o propósito de explicitar a partir da Base Nacional Comum Curricular e, principalmente, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Temas Transversais (Ética, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual) a forma como esses documentos que regem a educação de nosso país atualmente propõem as mídias e as novas tecnologias nas escolas voltados para a temática da inclusão. As metodologias utilizadas foi a pesquisa e análise documental e a pesquisa bibliográfica, dentre as quais, me atentei a BNCC e os PCN’s de Temas Transversais e o livro disponibilizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro a professores. Utilizei o livro de POCHO (2012), para explicitar as mídias como um bom recurso de apoio didático nas escolas. Pode-se perceber que a inclusão proposta por BOOTH e AINSCOW (2011) é de suma importância, pois tal material possibilita que a escola promova a seus alunos em situação de exclusão meios que proporcionam a participação dos mesmos através de três eixos: Culturas, Políticas e Práticas de inclusão. Por isso, pensar em recursos que desenvolvam nas escolas uma reflexão acerca de situações de exclusão que ocorram é muito importante, como também que o professor se utilize de recursos midiáticos e de novas tecnologias, pois estas possuem uma maior influência na vida das crianças, entre eles os jornais, os rádio, os filmes e a televisão. Cheguei a conclusão, de acordo, com esses autores que as mídias e as novas tecnologias possibilitam aos professores uma aula mais dinâmicas e reflexivas sobre os assuntos trabalhados na inclusão em educação, porém, poderei acrescentar futuramente em outro texto o trabalho que a internet pode proporcionar ao tema.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Meios de comunicação de massa
Currículo
Prática de ensino
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERNANDES, Luciana Teixeira. As mídias como um recurso didático em inclusão em educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFernandes.pdf326.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.