Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12343
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Inquietações de docentes e licenciandos do curso de Pedagogia acerca do processo de alfabetização
Author(s)/Inventor(s): Fernandes, Ingrid Cristina Barbosa
Advisor: Cerdas, Luciene
Abstract: Investigação acerca das inquietações de docentes e licenciandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre o processo de alfabetização. O objetivo é conhecer as perspectivas dos sujeitos da pesquisa sobre o processo de alfabetização, identificando suas inquietações em relação a este processo. Os referenciais teóricos principais para problematizar tais questões foramSoares (2003), Geraldi (1984), Marcushi (2010), Albuquerque (2007), Kleiman (2005), Colello (1985), entre outros de modo a problematizar o conceito de alfabetização, bem como outros autores que contribuíram para adensar as argumentações. Além disso, os estudos de Tardif (2014) contribuem para problematizar os saberes docentes mobilizados, enfocando o processo de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como instrumento de pesquisa a utilização de questionários de modo a conhecer as perspectivas dos sujeitos da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa são docentes de escolas públicas no município de Queimados, Mesquita e Nova Iguaçu e licenciandas concluintes do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi possível perceber as inquietações sobre o processo de alfabetização apresentados pelas licenciandas refletiam uma preocupação com o “como fazer” voltado para uma aprendizagem significativa do aluno, enquanto as inquietações das docentes relacionavam-se com os meios para fazer e as dificuldades encontradas no cotidiano, sobretudo a participação dos responsáveis. Os resultados apresentados apontam para a necessidade de refletir em relação ao “por que” fazer de modo a transcender uma instrumentalização do conhecimento a respeito da alfabetização; a necessidade de discussões acerca da importância da formação continuada, além de apontarem a necessidade de atenção ao alerta das licenciandas sobre a insuficiência de disciplinas para contemplar um tema de tamanha relevância: alfabetização.
Keywords: Formação de professores
Prática de ensino
Alfabetização
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Department : Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERNANDES, Ingrid Cristina Barbosa. Inquietações de docentes e licenciandos do Curso de Pedagogia acerca do processo de alfabetização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
iFernandes.pdf261,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.