Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12359
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Potencial biotecnológico de Yarrowia lipolytica para a produção de lipase em fermentação no estado sólido utilizando frutos nativos da Amazônia
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Raíssa de Carvalho Pinto e
Orientador: Coelho, Maria Alice Zarur
Coorientador: Souza, Carlos Eduardo Conceição de
Resumo: Lipases são biocatalisadores que possuem elevado valor agregado e por serem produtos de interesse industrial, sendo que cada vez mais tem-se estudado a produção dessas biomoléculas no Brasil. Essas enzimas são capazes de catalisar reações como a hidrólise de triacilgliceróis, esterificação, transesterificação, aminólise, alcóolise, acidólise e lactonização, e por tal versatilidade possuem ampla aplicação nas indústrias alimentícia, farmacêutica, química e de combustíveis. Sua produção ocorre majoritariamente por meio do uso de microrganismos como leveduras e bactérias, que produzem a enzima intracelularmente ou as liberam para o meio extracelular, podendo utilizar uma ampla gama de substratos (proteínas, lipídeos e carboidratos) e também diferentes tipos de fermentação (submersa ou no estado sólido). O presente trabalho avalia a produção de lipases por Yarrowia lipolytica utilizando como matéria-prima as tortas de andiroba e cupuaçu e o farelo de soja, considerados co-produtos na agroindústria. Inicialmente, essas matérias-primas foram usadas separadamente para a comparação da atividade enzimática e produtividade. Nesse cenário, a torta de cupuaçu adicionada de farelo de soja se mostrou mais vantajosa e, por isso, foi adotada numa etapa posterior, em que pretendeu-se avaliar a alteração de parâmetros como a umidade e a suplementação externa para a melhoria da atividade enzimática. O meio de cultivo contendo 2% de peptona, 60% de umidade e 3 mL de inóculo apresentou maior atividade lipolítica (103,8 U/g) e concluiu-se que os suplementos peptona e ureia foram significantes para a produção de lipases por Yarrowia lipolytica. Além disso, o modelo estatístico utilizado calculou como concentrações ideais para obtenção de maior atividade enzimática 1,6% de peptona, 1,9% de ureia e 2,3% de óleo de soja.
Palavras-chave: Yarrowia lipolytica
Lipase
Enzimas
Agroindústria
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::ALIMENTOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCPRocha.pdf850.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.