Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12366
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Educação integral em tempo integral: a materialidade do Programa Escolas do Amanhã
Autor(es)/Inventor(es): Putzke, Camila Patricia Kipper
Tutor: Motta, Vania Cardoso da
Resumen: O presente trabalho trata da educação integral no âmbito das questões sociais e educacionais brasileiras, a partir de uma aproximação com programas norteadores de educação integral em tempo integral no Brasil, seus aportes normativos, e programas nacionais de referência desta política o Programa Mais Educação e Programa Novo Mais Educação. Buscamos pois, realizar a análise da materialidade do programa Escolas do Amanhã, implementada no ano de 2009 na rede municipal do Rio de Janeiro buscando identificar a concepção de educação integral que vem sendo implementada, confrontando com as condições reais para a sua realização e continuidade. A partir da breve análise sobre as políticas de educação integral, podemos concluir que estamos muito aquém de termos uma política de educação integral assentada em uma concepção que seja realmente democrática, que possa cumprir um papel emancipatório, apresenta uma fragilidade, uma falta de políticas que realmente se efetive na prática, que possa oferecer uma escola completa, e não uma escola assistencialista e compensatória.
Materia: Educação integral
Políticas públicas
Escola pública
Política educacional
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: nov-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PUTZKE, Camila Patricia Kipper. Educação integral em tempo integral: a materialidade do Programa Escolas do Amanhã. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CPutzke.pdf353.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.