Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12373
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A influência do comportamento de consumo da geração Y na evolução do mercado de streaming de video
Autor(es)/Inventor(es): Cesario, Pedro Zamith
Orientador: Cordeiro, Vinícius Ribeiro
Resumo: Com a crescente evolução da internet e dispositivos portáteis, o nascimento e crescimento de empresas de entretenimento com viés tecnológico têm sido cada vez maiores. Uma grande tendência é o mercado de streaming de vídeo, com destaque para a Netflix, que se posiciona como uma empresa que analisa o comportamento do consumidor como fonte de informação estratégica para seu posicionamento. Aliado a isso, a Geração Y, que representa a maior parte dos usuários desse tipo de serviço e que possui características específicas de consumo de entretenimento, tem exercido influência no posicionamento das empresas desse mercado. Neste sentido, a presente pesquisa quantitativa tem como objetivo principal analisar a influência do comportamento de consumo da Geração Y na evolução do mercado de streaming de vídeo. Como método de pesquisa foi utilizado um Survey, obtendo-se 322 respostas através da utilização de um questionário com 23 perguntas divididas em cinco seções. A amostra apresentou dados que comprovam a grande influência da Geração Y na evolução do mercado de streaming, assim como no posicionamento da empresa Netflix, suas funcionalidades, conteúdos disponibilizados e investimentos em conteúdo original e inovação, na forma de algoritmos de identificação do comportamento do assinante na plataforma. Constatou-se, portanto, a importância de analisar o comportamento dos consumidores, principalmente da Geração Y, para definir os rumos do mercado e conteúdos importantes para a base de assinantes.
Palavras-chave: Streaming de Vídeo
Comportamento do consumidor
Geração Y
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PZCesario.pdf357.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.