Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12376
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Medindo o retorno e risco no mercado de capitais brasileiro: uma aplicação do Portfolio Allocation Scoring System
Autor(es)/Inventor(es): Carmo, Natália do
Orientador: Oliveira, Marco Antonio Cunha de
Resumo: A presente monografia teve como objetivo mensurar os retornos dos principais ativos no mercado de capitais brasileiro, similar ao desenvolvido por Droms (1988) Este trabalho foi de natureza quantitativa, através do levantamento de dados. Foram angariados índices dos títulos prefixados e pós fixados, retirados do site do banco central; e índices de ações de grandes/médias e pequenas empresas do site da bovespa, do período de 2006 até 2018, para calcular os retornos e desvios padrão médio desses investimentos. Em seguida, foram realizadas as matrizes de correlações entre tais ativos, para os retornos nominais e reais. As matrizes de correlação realizadas na aplicação deste trabalho demonstram a importância desse parâmetro para o investidor; onde os resultados dentro do período de 2006 até 2018 indicaram que existiu uma alta correlação entre as ações de pequenas e grandes e médias empresas, assim como um retorno muito similar entre títulos prefixados e ações de grandes e médias empresas, contraditoriamente a um baixo nível de correlação entre os mesmos.
Palavras-chave: Mercado de capitais
Retorno e risco
Matriz de correlações
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NCarmo.pdf382.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.