Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12433
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cockpit adaptado para veleiro dingue
Autor(es)/Inventor(es): Pozo, Randy Soutuyo
Orientador: Alves, Anael Silva
Resumo: O Dingue é o veleiro de projeto e fabricação nacional mais popular do país. Podendo ser facilmente manejado por um único tripulante, sua simplicidade de navegação e boa estabilidade fazem com que seja utilizado como veleiro escola, porém seu projeto não previu o uso por pessoas com mobilidade reduzida. Este trabalho surge da intenção de preencher este vácuo, e visa adaptar esta embarcação para o uso por pessoas com deficiência. No entanto, por se tratar de um trabalho de conclusão de curso com limitações temporais e de recursos, seu escopo precisou restringir-se unicamente a usuários com limitações de mobilidade dos membros inferiores mas com plena capacidade cognitiva e sem limitações físicas nos membros superiores. Durante o processo de pesquisa e desenvolvimento foi implementada uma metodologia composta por ferramentas próprias do Design e áreas afins. Através delas foram atendidas necessidade de acesso à embarcação, acomodação do usuário e controle dos elementos de navegação. O resultado do projeto é um cockpit formado por um conjunto de peças que podem ser instaladas no convés atual de qualquer Dingue apenas pela fixação de novas ferragens. De forma que, a partir do assento o usuário poderá controlar a navegação.
Palavras-chave: Design
Vela adaptada
Cockpit
Dingue
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: POZO, Randy Soutuyo. Cockpit adaptado para veleiro dingue. 2020. 193 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto do Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Desenho Industrial - Projeto do Produto

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSPozo.pdf14.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.