Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12455
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: EVTE de usina de reciclagem de RSUs plásticos no estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Pinho, Giovana Simões
Orientador: Mehl, Ana
Coorientador: Oliveira, Júlia Pancini de
Resumo: O gerenciamento de resíduos sólidos é um tema que, atualmente, está no centro das discussões nos mais diversos fóruns da sociedade, demandando atenção e despertando senso de urgência e necessidade de ações práticas de parte dos governos, empresas e cidadãos do mundo inteiro. Nesse cenário de ameaça ambiental e de graves impactos, um caso particular são os resíduos plásticos pós-consumo: por apresentarem características interessantes a vários setores industriais (resistência, maleabilidade e impermeabilidade), possuem uma vasta gama de aplicações. Porém, isso implica em uma geração cada vez maior de resíduos plásticos, de degradabilidade praticamente nula, que se acumulam nos continentes e nos oceanos, causando prejuízos sociais, econômicos e ambientais aos mais diversos ecossistemas. Uma das alternativas para reverter esse cenário é a reciclagem mecânica dos plásticos, que apresenta gasto de água e energético menor do que a produção das resinas virgens, gera produto de valor agregado e que diminui consideravelmente o volume de materiais destinados a aterros sanitários. Para o Brasil, a reciclagem de plásticos ainda apresenta um grande potencial para desenvolvimento, e fatores como o aumento do número de empresas do setor e a elaboração de planos e políticas voltadas para o gerenciamento de resíduos sólidos mostram que o caminho para o avanço da reciclagem já está sendo aberto. Por isso, é realizado um estudo de viabilidade técnica e econômica para a implantação de uma usina de reciclagem de resíduos sólidos urbanos (RSUs) plásticos no estado do Rio de Janeiro. Foi estabelecido que, no Brasil, a planta seria localizada na região do Médio Paraíba, por conta da demanda de RSUs plásticos, e se avaliou os investimentos, os custos de operação e a receita do projeto. Como resultado, obteve-se que o projeto tal como o modelo estudado é viável economicamente, com base nos indicadores de viabilidade econômica obtidos: VPL de R$2.581.519, e TIR de 6,43% para o cenário de capital próprio, e VPL de R$33.332.616,92 e TIR de 9,87% considerando financiamento do BNDES.
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Reciclagem
Plásticos
Rio de Janeiro (Estado)
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::MECANICA DOS CORPOS SOLIDOS, ELASTICOS E PLASTICOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSPinho.pdf873.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.