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http://hdl.handle.net/11422/12461
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A nova cara da EJA: o aumento de matrículas de adolescentes e jovens na modalidade de ensino de jovens e adultos |
Autor(es)/Inventor(es): | Lopes, Bianca Santos da Silva |
Tutor: | Jardim, Frederico Uhl |
Resumen: | A presente pesquisa tem por objetivo compreender e analisar o aumento das matrículas de jovens, entre 15 e 18 anos, na modalidade de ensino de jovens e adultos, os motivos pelos quais esses indivíduos buscam dar continuidade aos estudos na EJA, não frequentando turmas regulares, analisando também as contribuições escolares que favorecem para esse crescimento, muitas vezes sendo a maior responsável por essas matrículas. A expansão da juvenilização nos leva a crer que a proposta de universalização da educação básica, consolidada no Brasil nos anos 90, não abrange toda a sociedade, pois a idade dos alunos frequentadores da EJA, modalidade de ensino voltada para àqueles que não obtiveram oportunidade de aprendizado no período adequado, vem diminuindo ao longo dos anos. Para realização da pesquisa optei por uma abordagem qualitativa, de cunho teórico-empírico, composta por levantamento bibliográfico e por um questionário semiestruturado respondido por quatro alunos com idade entre 16 e 18 anos, frequentadores da modalidade de ensino de jovens e adultos em diferentes escolas do Rio de Janeiro. A escolha dos sujeitos se deu através da ONG Círculo dos Amigos do Menino Patrulheiro – CAMP Vila da Penha, a qual trabalha com adolescentes e jovens, encaminhando para o mercado de trabalho através de projetos como menor aprendiz e jovem aprendiz. O relato desses indivíduos trouxe um novo olhar sobre a relação entre juventude e escola, mostrando que determinadas situações favorecem a inclusão de jovens na modalidade de ensino de jovens e adultos. |
Materia: | Educação de jovens e adultos Juventude Políticas públicas Adolescentes |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | dic-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | LOPES, Bianca Santos da Silva. A nova cara da EJA: o aumento de matrículas de adolescentes e jovens na modalidade de ensino de jovens e adultos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
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