Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12470
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Giambiagi, Irene | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Marcela Félix de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-08T21:55:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:13Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Marcela Félix de. A função social da escola: educação e transformação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12470 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Identidade social | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | A função social da escola: educação e transformação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernandes, Ana Lúcia Cunha | - |
dc.contributor.referee2 | Monção, Vinicius de Moraes | - |
dc.description.resumo | O principal objetivo da presente monografia consistiu em desenvolver um trabalho teórico-reflexivo com o intuito de discutir a função social da escola na sociedade contemporânea, perpassando pelos conceitos de identidade e de infância, com destaque para a importância das brincadeiras no contexto escolar. Analisa-se a formação escolar da autora quando aluna e como professora em formação. A educação popular é discutida por meio da atuação dos movimentos sociais e das características da relação do educador com seus alunos. No capítulo final utilizou-se a metodologia qualitativa, com a realização de entrevistas com profissionais de diversas áreas de atuação, alunos e idosos, na expectativa de colher opiniões sobre o tema e perceber o impacto da escola em suas vidas profissionais ou pessoais. Freire, Nóvoa, Hall e Bauman foram os principais referenciais teóricos utilizados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MOliveira.pdf | 332.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.