Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12470
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A função social da escola: educação e transformação
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Marcela Félix de
Tutor: Giambiagi, Irene
Resumen: O principal objetivo da presente monografia consistiu em desenvolver um trabalho teórico-reflexivo com o intuito de discutir a função social da escola na sociedade contemporânea, perpassando pelos conceitos de identidade e de infância, com destaque para a importância das brincadeiras no contexto escolar. Analisa-se a formação escolar da autora quando aluna e como professora em formação. A educação popular é discutida por meio da atuação dos movimentos sociais e das características da relação do educador com seus alunos. No capítulo final utilizou-se a metodologia qualitativa, com a realização de entrevistas com profissionais de diversas áreas de atuação, alunos e idosos, na expectativa de colher opiniões sobre o tema e perceber o impacto da escola em suas vidas profissionais ou pessoais. Freire, Nóvoa, Hall e Bauman foram os principais referenciais teóricos utilizados.
Materia: Educação popular
Identidade social
Infância
Professores
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OLIVEIRA, Marcela Félix de. A função social da escola: educação e transformação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MOliveira.pdf332.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.