Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12470
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A função social da escola: educação e transformação
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Marcela Félix de
Orientador: Giambiagi, Irene
Resumo: O principal objetivo da presente monografia consistiu em desenvolver um trabalho teórico-reflexivo com o intuito de discutir a função social da escola na sociedade contemporânea, perpassando pelos conceitos de identidade e de infância, com destaque para a importância das brincadeiras no contexto escolar. Analisa-se a formação escolar da autora quando aluna e como professora em formação. A educação popular é discutida por meio da atuação dos movimentos sociais e das características da relação do educador com seus alunos. No capítulo final utilizou-se a metodologia qualitativa, com a realização de entrevistas com profissionais de diversas áreas de atuação, alunos e idosos, na expectativa de colher opiniões sobre o tema e perceber o impacto da escola em suas vidas profissionais ou pessoais. Freire, Nóvoa, Hall e Bauman foram os principais referenciais teóricos utilizados.
Palavras-chave: Educação popular
Identidade social
Infância
Professores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Marcela Félix de. A função social da escola: educação e transformação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOliveira.pdf332.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.