Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12470
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A função social da escola: educação e transformação |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Marcela Félix de |
Orientador: | Giambiagi, Irene |
Resumo: | O principal objetivo da presente monografia consistiu em desenvolver um trabalho teórico-reflexivo com o intuito de discutir a função social da escola na sociedade contemporânea, perpassando pelos conceitos de identidade e de infância, com destaque para a importância das brincadeiras no contexto escolar. Analisa-se a formação escolar da autora quando aluna e como professora em formação. A educação popular é discutida por meio da atuação dos movimentos sociais e das características da relação do educador com seus alunos. No capítulo final utilizou-se a metodologia qualitativa, com a realização de entrevistas com profissionais de diversas áreas de atuação, alunos e idosos, na expectativa de colher opiniões sobre o tema e perceber o impacto da escola em suas vidas profissionais ou pessoais. Freire, Nóvoa, Hall e Bauman foram os principais referenciais teóricos utilizados. |
Palavras-chave: | Educação popular Identidade social Infância Professores |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | OLIVEIRA, Marcela Félix de. A função social da escola: educação e transformação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MOliveira.pdf | 332.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.