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dc.contributor.advisorAfonso, Rita de Cassia Monteiro-
dc.contributor.authorKonte, Julia Maria do Nascimento-
dc.date.accessioned2020-06-09T20:23:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:13Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12480-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCerveja artesanalpt_BR
dc.subjectPadrões de consumopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectGênero e consumopt_BR
dc.titleCerveja e gênero: as diferenças nos padrões de consumo de cerveja artesanal entre homens e mulherespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0953835537107990pt_BR
dc.description.resumoO setor das cervejas artesanais está em movimento de crescimento no Brasil, com o número de cervejarias independentes crescendo ano a ano e movimentando a economia do país de forma significativa. Com o crescimento do mercado, também há o crescimento da demanda por esse produto, com consumidores que estão buscando cada vez mais a melhor qualidade dos produtos e o diferencial de sabores que as cervejas artesanais entregam. Porém, de forma geral, o mercado cervejeiro é marcado por uma presença masculina muito forte, e isso ocorre por razões históricas de participação ativa na produção das cervejas e do próprio consumo deste produto. Diante desse cenário, o presente estudo buscou entender os padrões de consumo de cerveja artesanal de acordo com o gênero dos consumidores, ou seja, entender se existem semelhanças ou diferenças nos padrões de consumo entre homens e mulheres, visto que a história e a cultura influenciam diretamente no comportamento de consumo. Para tal, foi aplicado um questionário de forma presencial à consumidores de cerveja artesanal da cidade do Rio de Janeiro, em bares especializados do produto. Foi observado um comportamento muito similar entre homens e mulheres com relação à padrões de consumo como ocasião, frequência, grupos de influência e preferências, porém os dois gêneros apresentaram também peculiaridades específicas para cada um, influenciadas principalmente pelos esteriótipos do que é ser masculino e do que é ser feminino na sociedade. Há de se destacar também uma grande percepção por parte dos consumidores de que o mercado cervejeiro é majoritariamente masculino, seja pela falta da presença de mulheres liderando empreendimentos ou consumindo o produto, seja pela observação do machismo e do preconceito dentro desse meio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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