Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12480
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Cerveja e gênero: as diferenças nos padrões de consumo de cerveja artesanal entre homens e mulheres
Autor(es)/Inventor(es): Konte, Julia Maria do Nascimento
Tutor: Afonso, Rita de Cassia Monteiro
Resumen: O setor das cervejas artesanais está em movimento de crescimento no Brasil, com o número de cervejarias independentes crescendo ano a ano e movimentando a economia do país de forma significativa. Com o crescimento do mercado, também há o crescimento da demanda por esse produto, com consumidores que estão buscando cada vez mais a melhor qualidade dos produtos e o diferencial de sabores que as cervejas artesanais entregam. Porém, de forma geral, o mercado cervejeiro é marcado por uma presença masculina muito forte, e isso ocorre por razões históricas de participação ativa na produção das cervejas e do próprio consumo deste produto. Diante desse cenário, o presente estudo buscou entender os padrões de consumo de cerveja artesanal de acordo com o gênero dos consumidores, ou seja, entender se existem semelhanças ou diferenças nos padrões de consumo entre homens e mulheres, visto que a história e a cultura influenciam diretamente no comportamento de consumo. Para tal, foi aplicado um questionário de forma presencial à consumidores de cerveja artesanal da cidade do Rio de Janeiro, em bares especializados do produto. Foi observado um comportamento muito similar entre homens e mulheres com relação à padrões de consumo como ocasião, frequência, grupos de influência e preferências, porém os dois gêneros apresentaram também peculiaridades específicas para cada um, influenciadas principalmente pelos esteriótipos do que é ser masculino e do que é ser feminino na sociedade. Há de se destacar também uma grande percepção por parte dos consumidores de que o mercado cervejeiro é majoritariamente masculino, seja pela falta da presença de mulheres liderando empreendimentos ou consumindo o produto, seja pela observação do machismo e do preconceito dentro desse meio.
Materia: Cerveja artesanal
Padrões de consumo
Comportamento do consumidor
Gênero e consumo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JMNKonte.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.