Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12509
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Priscila Andrade Magalhães-
dc.contributor.authorFarias, Sara da Conceição-
dc.date.accessioned2020-06-10T20:12:25Z-
dc.date.available2020-06-12T03:00:17Z-
dc.date.issued2018-02-
dc.identifier.citationFARIAS, Sara da Conceição. Memórias da trajetória acadêmica e a formação do professor reflexivo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12509-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleMemórias da trajetória acadêmica e a formação do professor reflexivopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Guedes, Marcella da Silva Estevez Pacheco-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego-
dc.description.resumoEste trabalho debruçou-se sobre a reflexão da prática docente e buscou entender como e quais as condições que levam o professor a tornar-se um profissional que reflete criticamente sobre o que faz, bem como os espaços que formam este professor reflexivo. A partir da observação e vivências nos estágios curriculares e não curriculares, realizados durante a formação acadêmica, muitas inquietações surgiram, como, por exemplo, existem professores que reproduzem práticas de quando eram eles os alunos e por que parecem desmotivados e aparentam não pensar no impacto do modo como lecionam? O que leva outros a estarem pensando criticamente sobre o que fazem e qual relação que isso traz para a aprendizagem dos alunos? Para obter respostas, foi necessário para fins de análise, relatar a trajetória de formação do futuro professor. Nela abrange-se as memórias do curso de formação de professores até a graduação em pedagogia. A partir daí, foi feita uma pesquisa sobre o surgimento do conceito de reflexão e algumas de suas bases teóricas, para, compreensão a partir do relato de vivência em uma escola com indícios de ser reflexiva, como e onde se forma o professor reflexivo. O formato “relato e meta-analise” foi escolhido com o objetivo de facilitar o encontro das respostas para o objetivo geral. Evidenciou-se que as condições para se formar este professor são: 1) as mudanças e transformações no tempo/sociedade; 2) a sensibilidade e o espanto e 3) o conhecimento da importância de si e o conhecimento da aproximação com o outro e que os espaços para formar esse professor são as escolas de formação docente, como os cursos normais e as universidades, palestras e cursos voltados para o trabalho do professor, e, principalmente, as escolas e os espaços que estas abrem para o estudo e discussão sobre o trabalho desenvolvidos nas salas de aula, ficou também evidente que a formação do professor reflexivo, acontece no exercício ativo da docência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SFarias.pdf262,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.