Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12509
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Memórias da trajetória acadêmica e a formação do professor reflexivo |
Autor(es)/Inventor(es): | Farias, Sara da Conceição |
Orientador: | Rodrigues, Priscila Andrade Magalhães |
Resumo: | Este trabalho debruçou-se sobre a reflexão da prática docente e buscou entender como e quais as condições que levam o professor a tornar-se um profissional que reflete criticamente sobre o que faz, bem como os espaços que formam este professor reflexivo. A partir da observação e vivências nos estágios curriculares e não curriculares, realizados durante a formação acadêmica, muitas inquietações surgiram, como, por exemplo, existem professores que reproduzem práticas de quando eram eles os alunos e por que parecem desmotivados e aparentam não pensar no impacto do modo como lecionam? O que leva outros a estarem pensando criticamente sobre o que fazem e qual relação que isso traz para a aprendizagem dos alunos? Para obter respostas, foi necessário para fins de análise, relatar a trajetória de formação do futuro professor. Nela abrange-se as memórias do curso de formação de professores até a graduação em pedagogia. A partir daí, foi feita uma pesquisa sobre o surgimento do conceito de reflexão e algumas de suas bases teóricas, para, compreensão a partir do relato de vivência em uma escola com indícios de ser reflexiva, como e onde se forma o professor reflexivo. O formato “relato e meta-analise” foi escolhido com o objetivo de facilitar o encontro das respostas para o objetivo geral. Evidenciou-se que as condições para se formar este professor são: 1) as mudanças e transformações no tempo/sociedade; 2) a sensibilidade e o espanto e 3) o conhecimento da importância de si e o conhecimento da aproximação com o outro e que os espaços para formar esse professor são as escolas de formação docente, como os cursos normais e as universidades, palestras e cursos voltados para o trabalho do professor, e, principalmente, as escolas e os espaços que estas abrem para o estudo e discussão sobre o trabalho desenvolvidos nas salas de aula, ficou também evidente que a formação do professor reflexivo, acontece no exercício ativo da docência. |
Palavras-chave: | Formação de professores Avaliação educacional Autoavaliação Docência |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Fev-2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | FARIAS, Sara da Conceição. Memórias da trajetória acadêmica e a formação do professor reflexivo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SFarias.pdf | 262.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.