Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12528
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dc.contributor.advisorXavier, Libânia Nacif-
dc.contributor.authorBarcellos, Luciana Freire-
dc.date.accessioned2020-06-15T20:29:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:15Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationBARCELLOS, Luciana Freire. Programa jovem aprendiz, uma política pública voltada para juventude como os alunos percebem a ação pedagógica do programa jovem aprendiz? 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12528-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma jovem aprendizpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectIniciação profissionalpt_BR
dc.titlePrograma jovem aprendiz, uma política pública voltada para juventude como os alunos percebem a ação pedagógica do programa jovem aprendiz?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Ana Lúcia Cunha-
dc.contributor.referee2Marques, Jucinato Sequeira-
dc.description.resumoO objetivo desta monografia é analisar como os jovens aprendizes, alunos do CAMP Vila da Penha percebem a ação pedagógica desenvolvida pelo Programa Jovem Aprendiz. Analisamos também a Lei da Aprendizagem – 10.096/2000 como política pública para a juventude e os conceitos de juventude adotados pelo Estado. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, uma vez que essa abordagem possibilita descrever as questões que o tema se encontra. Nesta monografia, analisei os documentos oficiais que informam sobre a Lei da Aprendizagem, o trabalho decente, assim como documentos da instituição pesquisada, com a finalidade de conhecermos a origem da entidade e dos alunos que estão inseridos no programa. Como resultado se conclui que a maioria dos sujeitos investigados entende como positiva a ação pedagógica desenvolvida pela instituição, além de verificar seus posicionamentos em relação as empresas que estão trabalhando e em relação ao Programa Jovem Aprendiz. Como referencial teórico foi utilizado Amabile (2012), Fonseca (2013), Pais (1999, 2003), Bourdieu (1983), ONU, OIT.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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