Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12528
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Programa jovem aprendiz, uma política pública voltada para juventude como os alunos percebem a ação pedagógica do programa jovem aprendiz? |
Autor(es)/Inventor(es): | Barcellos, Luciana Freire |
Tutor: | Xavier, Libânia Nacif |
Resumen: | O objetivo desta monografia é analisar como os jovens aprendizes, alunos do CAMP Vila da Penha percebem a ação pedagógica desenvolvida pelo Programa Jovem Aprendiz. Analisamos também a Lei da Aprendizagem – 10.096/2000 como política pública para a juventude e os conceitos de juventude adotados pelo Estado. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, uma vez que essa abordagem possibilita descrever as questões que o tema se encontra. Nesta monografia, analisei os documentos oficiais que informam sobre a Lei da Aprendizagem, o trabalho decente, assim como documentos da instituição pesquisada, com a finalidade de conhecermos a origem da entidade e dos alunos que estão inseridos no programa. Como resultado se conclui que a maioria dos sujeitos investigados entende como positiva a ação pedagógica desenvolvida pela instituição, além de verificar seus posicionamentos em relação as empresas que estão trabalhando e em relação ao Programa Jovem Aprendiz. Como referencial teórico foi utilizado Amabile (2012), Fonseca (2013), Pais (1999, 2003), Bourdieu (1983), ONU, OIT. |
Materia: | Programa jovem aprendiz Trabalho Política pública Iniciação profissional |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | dic-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | BARCELLOS, Luciana Freire. Programa jovem aprendiz, uma política pública voltada para juventude como os alunos percebem a ação pedagógica do programa jovem aprendiz? 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LBarcellos.pdf | 252.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.