Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12528
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Programa jovem aprendiz, uma política pública voltada para juventude como os alunos percebem a ação pedagógica do programa jovem aprendiz?
Autor(es)/Inventor(es): Barcellos, Luciana Freire
Orientador: Xavier, Libânia Nacif
Resumo: O objetivo desta monografia é analisar como os jovens aprendizes, alunos do CAMP Vila da Penha percebem a ação pedagógica desenvolvida pelo Programa Jovem Aprendiz. Analisamos também a Lei da Aprendizagem – 10.096/2000 como política pública para a juventude e os conceitos de juventude adotados pelo Estado. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, uma vez que essa abordagem possibilita descrever as questões que o tema se encontra. Nesta monografia, analisei os documentos oficiais que informam sobre a Lei da Aprendizagem, o trabalho decente, assim como documentos da instituição pesquisada, com a finalidade de conhecermos a origem da entidade e dos alunos que estão inseridos no programa. Como resultado se conclui que a maioria dos sujeitos investigados entende como positiva a ação pedagógica desenvolvida pela instituição, além de verificar seus posicionamentos em relação as empresas que estão trabalhando e em relação ao Programa Jovem Aprendiz. Como referencial teórico foi utilizado Amabile (2012), Fonseca (2013), Pais (1999, 2003), Bourdieu (1983), ONU, OIT.
Palavras-chave: Programa jovem aprendiz
Trabalho
Política pública
Iniciação profissional
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARCELLOS, Luciana Freire. Programa jovem aprendiz, uma política pública voltada para juventude como os alunos percebem a ação pedagógica do programa jovem aprendiz? 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBarcellos.pdf252.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.