Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12540
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Enturmação e desenvolvimento na educação infantil: um estudo exploratório em duas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro. 2018 |
| Author(s)/Inventor(s): | Caldeira, Anita Toshie Nakamura |
| Advisor: | Koslinski, Mariane Campelo |
| Abstract: | A monografia “Enturmação e desenvolvimento na educação infantil: um estudo exploratório em duas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro” está inserida no debate sobre os efeitos da escola e a associação dos fatores intraescolares capazes de possibilitar maior eficácia e equidade. O objetivo principal é identificar as regras e os procedimentos de enturmação para a educação infantil, mais precisamente para as turmas de pré-escola, e verificar a relação da enturmação com o desenvolvimento das crianças. O recorte do estudo proposto faz parte de um projeto mais amplo denominado “Linha de Base Brasil: um estudo longitudinal sobre a trajetória de aprendizagem de crianças” e, por meio de uma abordagem quantitativa e de um modelo longitudinal, analisa as bases de dados do Sistema de Gestão Acadêmica da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e da pesquisa Linha de Base Brasil. A partir das informações obtidas dessas duas fontes de dados, foi possível verificar tanto a composição das turmas de PRE-I quanto o desenvolvimento das crianças ao longo de um ano letivo em duas escolas municipais de educação infantil. |
| Keywords: | Educação infantil Escolas municipais Rendimento escolar Igualdade na educação Aprendizagem |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | Mar-2018 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | CALDEIRA, Anita Toshie Nakamura. Enturmação e desenvolvimento na educação infantil: um estudo exploratório em duas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ACaldeira.pdf | 290.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.