Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12560
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernández, Silvina Julia-
dc.contributor.authorSilva, Sidiellen Batista da-
dc.date.accessioned2020-06-18T22:12:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:16Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationSILVA, Sidiellen Batista da. O papel da gestão escolar na enturmação: um estudo de caso no CAP da UFRJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12560-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesigualdades educacionaispt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO papel da gestão escolar na enturmação: um estudo de caso no CAP da UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoA proposta deste trabalho é contribuir com o debate sobre políticas escolares de formação de turmas no sentido de analisar estratégias/critérios de enturmação que promovam equidade e eficácia escolar, de maneira que a formação das turmas contribua para a qualidade da aprendizagem coletiva. A enturmação se enquadra em um dos diversos mecanismos de estratificação educacional que operam nos sistemas de ensino e na escola, de modo a produzir maiores ou menores desigualdades de oportunidades educacionais entre os grupos sociais. Por isso, o objetivo deste trabalho é compreender como as políticas escolares de enturmação e a gestão escolar influenciam na promoção ou não da eficácia escolar e na distribuição de oportunidades educacionais. Para a realização do objetivo proposto acompanhamos o processo de enturmação do primeiro ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAPUFRJ), a fim de identificar os critérios e procedimentos utilizados na composição de turmas. Os dados foram mapeados por meio de entrevistas com o Setor de Orientação Educacional (SOE) e com as professoras do 1º ano do ensino fundamental do CAP-UFRJ. Foram realizadas também observações no colégio durante o período de enturmação que se deu no início do ano letivo de 2018. As entrevistas e as observações permitiram analisar os processos de organização escolar no tocante à atuação da gestão no processo de enturmação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SSilva.pdf281.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.