Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12560
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernández, Silvina Julia | - |
dc.contributor.author | Silva, Sidiellen Batista da | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-18T22:12:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:16Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Sidiellen Batista da. O papel da gestão escolar na enturmação: um estudo de caso no CAP da UFRJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12560 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades educacionais | pt_BR |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | O papel da gestão escolar na enturmação: um estudo de caso no CAP da UFRJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta deste trabalho é contribuir com o debate sobre políticas escolares de formação de turmas no sentido de analisar estratégias/critérios de enturmação que promovam equidade e eficácia escolar, de maneira que a formação das turmas contribua para a qualidade da aprendizagem coletiva. A enturmação se enquadra em um dos diversos mecanismos de estratificação educacional que operam nos sistemas de ensino e na escola, de modo a produzir maiores ou menores desigualdades de oportunidades educacionais entre os grupos sociais. Por isso, o objetivo deste trabalho é compreender como as políticas escolares de enturmação e a gestão escolar influenciam na promoção ou não da eficácia escolar e na distribuição de oportunidades educacionais. Para a realização do objetivo proposto acompanhamos o processo de enturmação do primeiro ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAPUFRJ), a fim de identificar os critérios e procedimentos utilizados na composição de turmas. Os dados foram mapeados por meio de entrevistas com o Setor de Orientação Educacional (SOE) e com as professoras do 1º ano do ensino fundamental do CAP-UFRJ. Foram realizadas também observações no colégio durante o período de enturmação que se deu no início do ano letivo de 2018. As entrevistas e as observações permitiram analisar os processos de organização escolar no tocante à atuação da gestão no processo de enturmação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SSilva.pdf | 281.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.