Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12560
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O papel da gestão escolar na enturmação: um estudo de caso no CAP da UFRJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Sidiellen Batista da |
Orientador: | Fernández, Silvina Julia |
Resumo: | A proposta deste trabalho é contribuir com o debate sobre políticas escolares de formação de turmas no sentido de analisar estratégias/critérios de enturmação que promovam equidade e eficácia escolar, de maneira que a formação das turmas contribua para a qualidade da aprendizagem coletiva. A enturmação se enquadra em um dos diversos mecanismos de estratificação educacional que operam nos sistemas de ensino e na escola, de modo a produzir maiores ou menores desigualdades de oportunidades educacionais entre os grupos sociais. Por isso, o objetivo deste trabalho é compreender como as políticas escolares de enturmação e a gestão escolar influenciam na promoção ou não da eficácia escolar e na distribuição de oportunidades educacionais. Para a realização do objetivo proposto acompanhamos o processo de enturmação do primeiro ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAPUFRJ), a fim de identificar os critérios e procedimentos utilizados na composição de turmas. Os dados foram mapeados por meio de entrevistas com o Setor de Orientação Educacional (SOE) e com as professoras do 1º ano do ensino fundamental do CAP-UFRJ. Foram realizadas também observações no colégio durante o período de enturmação que se deu no início do ano letivo de 2018. As entrevistas e as observações permitiram analisar os processos de organização escolar no tocante à atuação da gestão no processo de enturmação. |
Palavras-chave: | Desigualdades educacionais Rendimento escolar Gestão escolar Aprendizagem Gestão democrática Ensino fundamental |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Dez-2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVA, Sidiellen Batista da. O papel da gestão escolar na enturmação: um estudo de caso no CAP da UFRJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SSilva.pdf | 281.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.