Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12560
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O papel da gestão escolar na enturmação: um estudo de caso no CAP da UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Sidiellen Batista da
Tutor: Fernández, Silvina Julia
Resumen: A proposta deste trabalho é contribuir com o debate sobre políticas escolares de formação de turmas no sentido de analisar estratégias/critérios de enturmação que promovam equidade e eficácia escolar, de maneira que a formação das turmas contribua para a qualidade da aprendizagem coletiva. A enturmação se enquadra em um dos diversos mecanismos de estratificação educacional que operam nos sistemas de ensino e na escola, de modo a produzir maiores ou menores desigualdades de oportunidades educacionais entre os grupos sociais. Por isso, o objetivo deste trabalho é compreender como as políticas escolares de enturmação e a gestão escolar influenciam na promoção ou não da eficácia escolar e na distribuição de oportunidades educacionais. Para a realização do objetivo proposto acompanhamos o processo de enturmação do primeiro ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAPUFRJ), a fim de identificar os critérios e procedimentos utilizados na composição de turmas. Os dados foram mapeados por meio de entrevistas com o Setor de Orientação Educacional (SOE) e com as professoras do 1º ano do ensino fundamental do CAP-UFRJ. Foram realizadas também observações no colégio durante o período de enturmação que se deu no início do ano letivo de 2018. As entrevistas e as observações permitiram analisar os processos de organização escolar no tocante à atuação da gestão no processo de enturmação.
Materia: Desigualdades educacionais
Rendimento escolar
Gestão escolar
Aprendizagem
Gestão democrática
Ensino fundamental
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Sidiellen Batista da. O papel da gestão escolar na enturmação: um estudo de caso no CAP da UFRJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SSilva.pdf281.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.