Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12562
| Type: | Objeto de aprendizagem |
| Title: | Imag(em)inando a sustentabilidade e a saúde: oficina pedagógica |
| Author(s)/Inventor(s): | Pereira, Larissa Baruque Oliveira, Diana Ciannella Martins de Bautista, Judith Bustamante Struchiner, Miriam |
| Abstract: | Este recurso apresenta a descrição, a fundamentação teórica e os materiais necessários para o desenvolvimento de uma oficina pedagógica voltada para a educação básica, para promover a discussão sobre saúde e sustentabilidade, a partir da criação de memes. Apresenta também dicas e observações para que a oficina seja adaptada para diferentes cenários de ensino-aprendizagem. Na oficina “Imag(em)inando a Saúde e a Sustentabilidade” os alunos são convidados a refletir sobre duas perguntas motivadoras, as quais eles respondem por meio da construção de memes - “Quando penso em sustentabilidade, o que vem à minha cabeça?” e “O que posso fazer para contribuir com a sustentabilidade do planeta e melhorar minha saúde?”. Assim, de forma lúdica, e a partir de um recurso que já faz parte da cultura digital dos alunos, eles expressam nos memes suas concepções sobre sustentabilidade, saúde e suas relações. |
| Keywords: | Prática de ensino Saúde Sustentabilidade Memes Health Sustainability |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2020 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Age range: | 10-14 |
| Level of education: | Ensino fundamental 6-9 |
| User type: | Professor |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | PEREIRA, LB; Oliveira, DCM de; BAUTISTA, JB; STRUCHINER, M. Imag(em)inando a sustentabilidade e a saúde: oficina pedagógica. Rio de Janeiro: UFRJ, 2020. |
| Appears in Collections: | Ciências da Saúde |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| LBPereira.pdf | 288.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.