Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12577
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O olhar de uma bolsista de iniciação científica sobre a formação continuada: o epelle como formador de professores autores de suas práticas docentes
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Roberta de Souza Botelho
Orientador: Andrade, Ludmila Thomé de
Resumo: Os processos de formação continuada que se têm produzido pela universidade têm sido feitos através de diversos formatos propostos e podem ser pensados pelas pesquisas sobre o tema da formação docente para que sejam oferecidos aos professores cada vez mais produtivamente. A formação de profissionais docentes que atuam nos anos iniciais da educação básica constrói-se neste grupo a partir de uma perspectiva autoral, tanto teórica quanto praticamente, ou seja, vimos implementando princípios metodológicos que visam contribuir para a construção do professor autor. A pesquisa que apresento tem caráter etnográfico e tem por objetivo principal descrever os modos como a formação continuada oferecida através dos EPELLE - encontros de professores para estudos de letramento, leitura e escrita – têm contribuído para as transformações nas salas de aulas dos professores participantes e na construção da autoria e da alteridade docente. Como bolsista Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC do Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação - LEDUC, ao longo de três anos, tenho acompanhado a organização dos encontros, participado e registrado em áudios e vídeos o que é discutido e auxiliado no registro e produção de materiais. Analiso esses dados, traçando o perfil dos professores que buscam a formação continuada e dos professores que acompanham o EPELLE, instituído desde 2011, com base no conceito de identidade. Quem são os sujeitos que buscam a formação continuada? Por que permaneceram? Qual o grau de valorização deste espaço de interação e troca com seus pares? Como esta formação continuada é elaborada dirigindo-se aos professores que atuam na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, com foco no desenvolvimento da língua (falada e escrita) e no letramento, minha fundamentação teórica calcou-se sobre a linguagem, e nossa escolha foi pela abordagem discursiva, sobretudo com Mikhail Bakhtin e seus conceitos de dialogismo e exotopia. Baseio-me em Nóvoa (1992), Tardif (2002), Andrade (2011), Dubar (2009), Gatti (1996) e Foucault (1969), para sustentar as ideias que apresento, sobre formação continuada, autoria, identidade e alteridade. Sendo assim, esta pesquisa busca dar voz aos professores que muitas vezes são silenciados nas instituições em que trabalham, não podendo trocar ou publicizar suas práticas pedagógicas justamente por serem consideradas inovadoras. Como conclusão, apresento os deslocamentos produzidos pelo EPELLE como curso de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, acrescentando meu olhar como concluinte do curso de pedagogia, futura professora, sobre a importância da formação continuada.
Palavras-chave: Formação de professores
Docência
Prática pedagógica
Formação continuada
Educação básica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Roberta de Souza Botelho. O olhar de uma bolsista de iniciação científica sobre a formação continuada: o epelle como formador de professores autores de suas práticas docentes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROliveira.pdf395.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.