Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12595
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desenvolvimento da leitura e escrita no atendimento educacional especializado para crianças surdas implantadas
Author(s)/Inventor(s): Cascardo, Juliana Sanfilippo
Advisor: Kelman, Celeste Azulay
Abstract: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa maior chamada: “Projeto educacional de crianças implantadas: um estudo comparativo”, coordenada pela mestranda Rachel Brum e orientada pela professora Celeste Azulay Kelman, do programa de pós-graduação em educação da UFRJ. Participei como voluntária desta pesquisa, atendendo uma criança implantada que tinha 10 anos e que estava no 4º ano de escolaridade. A partir desta experiência decidi fazer um trabalho semelhante. A pesquisa que foi realizada nessa monografia tem como objetivo comparar os desempenhos linguísticos no atendimento educacional especializado em ambiente hospitalar, analisando o desenvolvimento da compreensão textual de duas crianças, implantadas, em processo de alfabetização. O atendimento foi realizado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, com duas crianças, uma de sete anos e outra de seis anos, que possuem implante coclear, mas diferentes daquelas que foram atendidas na pesquisa da mestranda Rachel. Portanto, não receberam previamente nenhum atendimento educacional especializado (AEE) realizado no HUCFF. Analisei e comparei a compreensão textual destas crianças no início dos atendimentos e ao final, para sondar o efeito do processo de alfabetização realizado durante os encontros do AEE.
Keywords: Educação especial
Surdez
Implantes cocleares
Alfabetização
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CASCARDO, Juliana Sanfilippo. Desenvolvimento da leitura e escrita no atendimento educacional especializado para crianças surdas implantadas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCascardo.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.