Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12599
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A arte-educação nos primeiros anos do ensino fundamental a partir olhar docente
Autor(es)/Inventor(es): Leandro, Juliana Lima de Ataide
Orientador: Giambiagi, Irene
Resumo: O objetivo deste trabalho acadêmico é discutir a arte no ensino fundamental no Brasil a partir do olhar docente, tomando como recorte uma pesquisa realizada em uma escola municipal localizada na zona norte do Rio de Janeiro. Tal pesquisa buscou compreender de que maneira a arte está inserida no espaço escolar, bem como qual é a formação acadêmica e cultural do professor dos anos iniciais no que tange às suas experiências artísticas. O referencial teórico ligado à arte-educação e à formação cultural docente baseou-se, principalmente, em: Barbosa, Fusari e Ferraz, bem como nas Leis de Diretrizes e Bases de 1971 e 1996 e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, de 1997. Para a coleta de dados da pesquisa, foram utilizados os seguintes instrumentos: observação de aulas de arte nas turmas de 2º e 3º ano do ensino fundamental durante o ano de 2018 e um questionário estruturado para as professoras pedagogas das turmas observadas. A coleta e análise dos dados possibilitou uma reflexão sobre o espaço geralmente ocupado pela disciplina de arte no contexto escolar da escola pesquisada. Constatou-se também que, apesar da obrigatoriedade conferida por lei para o ensino de arte em todas as escolas do país, não é dada ainda a essa área curricular a devida importância, se comparada com as demais disciplinas do currículo escolar. A arte em geral carece de um trabalho regular, efetivo e com maior valorização, o que envolve, principalmente, uma maior qualificação dos professores não especialistas. Verifica-se então que a obrigatoriedade desse ensino não é suficiente para garantir a qualidade do trabalho com essa disciplina no currículo escolar. Foi possível constatar também que há muito a avançar nesse quesito e que mudanças devem começar pela ação primeira do professor, um dos principais responsáveis pelo êxito ou não do ensino de arte na escola.
Palavras-chave: Ensino de arte
Ensino fundamental
Formação de professores
Currículo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LEANDRO, Juliana Lima de Ataide. A arte-educação nos primeiros anos do ensino fundamental a partir olhar docente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JLeandro.pdf165.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.