Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12606
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A ludicidade como elemento motivador do processo de alfabetização
Author(s)/Inventor(s): Gomes, Evelyn Silva
Advisor: Giambiagi, Irene
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo realizar um estudo com ênfase na relação entre a alfabetização e o lúdico, apresentando uma reflexão do quão enriquecedoras são as atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil. Nesse contexto, apresento inicialmente as razões que me impulsionaram a desenvolver este estudo. Analiso a seguir conceitos de infância, identidade e do brincar, e destaco a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo da criança. Por último, enfatizei a importância das práticas educativas lúdicas no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, relacionando-as com métodos de ensinoaprendizagem historicamente presentes no cenário da educação brasileira. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: Rizzo, Corsino, Piaget, Vygotsky e Friedmann. Por meio deste estudo foi possível constatar que o lúdico auxilia de maneira positiva no processo de alfabetização e torna a aprendizagem mais eficaz e prazerosa.
Keywords: Alfabetização
Prática de ensino
Atividades lúdicas
Aprendizagem
Ensino fundamental
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Department : Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GOMES, Evelyn Silva. A ludicidade como elemento motivador do processo de alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EGomes.pdf620,94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.