Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12609
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : . A construção do fracasso escolar: análise de conteúdo dos relatórios pedagógicos de duas turmas de educação infantil no município do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Debora Schott de
Tutor: Bocchetti, André
Resumen: Esta pesquisa tem por objetivo principal reunir elementos que nos ajudem a compreender a lógica do fracasso escolar, suas implicações na vida dos alunos e os atores envolvidos nesse processo. Para que a construção deste trabalho fosse possível, foi feita uma pesquisa documental, baseada em trinta e um relatórios, sendo vinte e cinco de turmas de uma escola pública, e seis de escola privada, ambas situadas no município do Rio de Janeiro. Destes trinta e um relatórios foram selecionados 12, sendo 6 de cada Instituição, respeitando-se proporcionalidade entre os sexos. Os relatórios foram submetidos à análise de conteúdo, onde foram selecionadas as seguintes categorias: disciplina, desenvolvimento, aprendizagem e socialização. As considerações finais evidenciam as semelhanças e diferenças entre as realidades retratadas por meio dos referidos relatórios. Dentre as semelhanças encontradas, destaca-se a ênfase nos comportamentos sociais em detrimento de expressões de individualidade e excessiva preocupação com a disciplina, onde espera-se que crianças na faixa-etária de 3 a 6 anos saibam lidar de maneira ajustada com emoções complexas. Dentre as diferenças, destaca-se o capital cultural das crianças da escola particular, que além de ter acesso a experiências mais diversas dentro do que se valoriza academicamente, tem um pouco mais de espaço para se expressar como indivíduos. Os relatórios em ambas realidades demonstram muito sobre as expectativas de desenvolvimento, aprendizagem e comportamento em relação aos pré-escolares e estas parecem estar na base do que adiante se classifica como fracasso escolar.
Materia: Educação infantil
Fracasso Escolar
Rendimento escolar
Desigualdade social
Escola pública
Escola privada
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OLIVEIRA, Debora Schott de. A construção do fracasso escolar: análise de conteúdo dos relatórios pedagógicos de duas turmas de educação infantil no município do Rio de Janeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DOliveira.pdf329.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.